Decoração de Sala feita com cores neutras

Decoração de Sala: Mais Estilo e Inovação no Cartão de Visitas da Casa

Quando o assunto é decoração de sala, é preciso analisar cada detalhe para torná-la mais cômoda e aprazível. Afinal, trata-se do espaço onde serão recebidas as pessoas que passam por nossa casa. Portanto, sua estética e seu mobiliário devem ser agradáveis não apenas aos moradores, mas também aos visitantes. Afinal, o intuito é receber bem!

Como cartão de visitas da casa, a sala de estar exerce um papel peculiar na residência por estar aberta à circulação dos convivas. Nesse sentido, uma sala decorada ganha o status de “hall de entrada”. Por isso, deve oferecer acomodações confortáveis para deixar à vontade os que chegam.

Portanto, chegou a hora de arregaçar as mangas para colocar em prática um projeto de decoração de sala que tenha o seu estilo. O ideal é que se comece pensando na cor ou nas cores a serem utilizadas nas paredes. Em seguida, é preciso se organizar para escolher os melhores móveis para compor esse espaço. E, finalmente, considerar os acessórios e peças decorativas, como cortinas, tapetes e luminárias.

Com planejamento prévio somado a uma boa dose de criatividade, a tendência é que a decoração de sala fique espetacular!

Planejando os Tons na Decoração de Sala

Móveis coloridos integrando a decoração de sala

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a cor da parede é significativa na definição do estilo da decoração de sala. Sendo assim, tons neutros vão ao encontro de um visual mais clássico. Enquanto isso, os coloridos contemplam uma essência mais moderna. Também é possível mesclar nuances neutras e coloridas para tornar a estética do ambiente mais arrojada.

Feita a escolha da paleta de cores, é chegada a hora de definir os móveis para sala de estar. Nesse sentido, é essencial atentar-se à harmonização que será feita entre os tons escolhidos para as paredes e para a mobília. Sendo assim, é necessário saber dosá-los quando se trabalha com cores fortes. Por outro lado, também dá para “acender” os ambientes clarinhos com algumas peças coloridas.

Planejando a Mobília na Decoração de Sala

Quando se trata de móveis é bom ressaltar que, antes da compra, é imprescindível considerar suas proporções em relação à área que vão ocupar. Nesse sentido, a trena deve ser aliada e conselheira! Sendo assim, móveis de estrutura maior são mais adequados para a decoração de salas maiores, mas ficarão desproporcionais em salas pequenas. Em contrapartida, móveis menores vão destoar um pouco em espaços grandes, porém vão ficar ótimos em salas com dimensões pequenas.

Agora, particularmente em relação às peças, além das opções já convencionais para compor o mobiliário, como sofás, estantes, racks, Home Theater e poltronas, há possibilidade de inovar em alguns detalhes. Nesse sentido, incorporar cadeiras design na decoração de sala para otimizar a quantidade de assentos é uma ótima alternativa, principalmente quando há visitas frequentes na casa.

Cadeira Acapulco na decoração de sala

Para essa composição, uma excelente opção é a belíssima cadeira Acapulco, cujo design foi inspirado nas confortáveis redes de origem Maia disponíveis nos resorts de Acapulco na década de 50. Também pode ser utilizada a Cadeira Charles Eames de Madeira Natural. Conhecida como LCW, essa peça é um ícone de design capaz de prestigiar e valorizar a decoração de sala.

Cadeira de madeira natural LCW na decoração de sala

Outra maneira de inovar na decoração de sala é apostar em nichos para complementar painéis dar um estiloso suporte ao emoldurar os objetos. Como há nichos de diferentes tamanhos, é possível utilizá-los para manter livros, mídias, coleções, objetos decorativos e muito mais.

 

Aposte nessa ideia para compor uma decoração de sala moderna e atraente.

Decoração de Sala Grande

Decoração de sala grande

Para a decoração de sala grande, há espaço para uma mobília imponente e suntuosa. Contudo, se não houver um aproveitamento adequado da área, corre-se o risco de o ambiente ficar com um aspecto “entulhado”. Ou, então, marcado por áreas ociosas.

Sendo assim, em decoração de sala grande, há possibilidade de utilizar móveis e acessórios com estruturas robustas. Então, são bem-vindos sofás com chaise e home theaters com painel. Tapetes e cortinas também devem apresentar dimensões maiores para o máximo aproveitamento dos espaços. Nesse sentido, é possível optar também por abajures e outros objetos decorativos de grande porte.

Em se tratando das paredes, a aplicação de cores quentes contribui para oferecer uma atmosfera aconchegante à decoração de sala grande.

Com atitudes estratégicas, por mais amplas que sejam as áreas, a comodidade reinará na sala decorada!

 

Decoração de Sala Pequena

Decoracao de sala pequena

À primeira vista uma sala de estar pequena pode parecer um obstáculo à aplicação de um bom projeto decorativo. Contudo, trata-se de um espaço com potencial para estimular, e muito, a criatividade.

Nesse sentido, medidas que envolvam soluções voltadas a driblar a falta de espaço podem gerar efeitos de dar inveja a qualquer sala de estar ampla. Afinal, é possível trabalhar com jogo de cores para proporcionar um ar de amplitude e também aplicar uma iluminação voltada a favorecer e compensar o tamanho reduzido. Também é possível posicionar espelhos em pontos estratégicos a fim de ocasionar uma sensação de profundidade.

Se observadas as devidas proporções de cada peça do mobiliário que irá compor a sala de estar, o espaço pequeno será ofuscado pelo intenso charme da decoração.

Posteriormente, pode-se partir para a incorporação de elementos para oferecer mais identidade à estética do ambiente. Contudo, como estamos lidando com uma área reduzida, é importante não descuidar das proporções. Sendo assim, da mesma forma que os móveis precisam estar bem articulados entre si e em relação ao espaço que ocupam, as peças decorativas devem se encaixar harmoniosamente no contexto. Portanto, não é recomendável inserir em salas pequenas peças que “roubem a cena”.

Em resumo, atenção às cores, iluminação, proporção das peças de mobiliário, harmonização das peças decorativas com o contexto. Afinal, quando se trata da decoração de salas pequenas tais elementos impactam muito mais o visual do ambiente.

Logo, a assertividade ao trabalhar com eles é praticamente garantia de sucesso na decoração.

Lounge chair Charles Eames em decoração de sala pequena

Por sinal, quando bem-sucedida, a decoração da sala pequena comporta até uma peça como a Poltrona Charles Eames com Puff de Couro Sintético, um ícone de design que desperta conforto à primeira vista!

Fique à Vontade em sua Sala!

Técnicas e tendências contribuem para montar um ambiente bonito e confortável. Contudo, a definição do projeto deve ser orientada pela sensação de bem-estar gerada pelas composições.

Logo, o ideal é extrair das diretrizes do design apenas os conceitos que contemplem os próprios anseios. Só assim, será criada uma decoração de sala capaz de gerar máxima comodidade.

Deixe uma resposta